Horta Vertical: Como Fazer, Onde Montar e O que Plantar

Você gosta de plantas, hortaliças e ervas, mas não tem espaço suficiente para cultivá-las? Você quer ter uma horta vertical em casa, mas não sabe como fazer? Você quer ter alimentos frescos, saudáveis e orgânicos, mas não quer gastar muito?

Se você respondeu sim a essas perguntas, saiba que você pode ter uma horta vertical, que é uma forma de cultivar plantas em espaços reduzidos, usando estruturas verticais, como paredes, painéis, treliças, etc. Ela pode ser montada na varanda, na cozinha, na sala, no quarto, ou em qualquer outro lugar que tenha luz, ventilação e umidade adequados.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma horta vertical, onde montar e o que plantar, seguindo algumas dicas simples e práticas para ter uma horta bonita, funcional e produtiva. Você vai ver que é possível ter uma horta em casa, sem precisar de muito espaço, dinheiro ou trabalho. Vamos lá?

Como fazer uma horta vertical

Para fazer uma horta vertical, você vai precisar de alguns materiais, como:

– Estrutura: é o suporte onde você vai fixar os vasos ou os recipientes com as plantas. Pode ser uma parede, um painel, uma treliça, uma grade, uma estante, etc. Escolha uma estrutura que seja resistente, que tenha espaço suficiente para os vasos ou os recipientes, e que seja fácil de instalar e de remover.
– Vasos ou recipientes: são os recipientes onde você vai colocar a terra e as plantas. Podem ser vasos de plástico, de cerâmica, de metal, de madeira, etc., ou outros objetos reciclados, como garrafas pet, latas, caixas, etc. Escolha vasos ou recipientes que sejam leves, que tenham furos para a drenagem da água, e que sejam adequados ao tamanho e ao tipo das plantas.
– Terra: é o substrato onde você vai plantar as sementes ou as mudas. Pode ser uma mistura de terra comum, húmus de minhoca, areia e composto orgânico, ou uma mistura pronta para hortas, que você encontra em lojas de jardinagem. Escolha uma terra que seja fértil, que retenha umidade, e que seja livre de pragas e doenças.
– Plantas: são as hortaliças, as ervas, as flores, etc., que você vai cultivar na sua horta vertical. Podem ser plantadas a partir de sementes ou de mudas, que você pode comprar em lojas de jardinagem, em feiras, em supermercados, etc., ou que você pode obter de outras plantas. Escolha plantas que se adaptem ao clima, à luminosidade e à umidade do local onde você vai montar a sua horta vertical.

Para montar a sua horta vertical, você vai seguir os seguintes passos:

– Escolha o local: escolha um local que receba pelo menos 4 horas de sol por dia, que tenha uma boa ventilação, e que não seja muito úmido ou muito seco. Evite locais que tenham correntes de ar, que sejam muito quentes ou muito frios, ou que tenham muita poeira ou poluição.
– Prepare a estrutura: fixe a estrutura no local escolhido, usando pregos, parafusos, ganchos, fitas, etc., de acordo com o tipo de material. Certifique-se de que a estrutura esteja bem firme e nivelada, e que não danifique a parede ou o piso. Deixe um espaço entre a estrutura e a parede, para facilitar a circulação do ar e da água.
– Prepare os vasos ou os recipientes: faça furos nos vasos ou nos recipientes, para permitir a drenagem da água. Coloque uma camada de pedrinhas, de argila expandida, de cacos de cerâmica, etc., no fundo dos vasos ou dos recipientes, para melhorar a drenagem. Preencha os vasos ou os recipientes com a terra, deixando um espaço de 2 cm da borda, para evitar o transbordamento da água.
– Prepare as plantas: se você for plantar sementes, faça pequenos buracos na terra, com cerca de 1 cm de profundidade, e coloque as sementes, seguindo as instruções da embalagem. Cubra as sementes com uma fina camada de terra, e regue delicadamente. Se você for plantar mudas, faça buracos na terra, com cerca de 5 cm de profundidade, e coloque as mudas, acomodando as raízes. Aperte a terra ao redor das mudas, e regue bem.
– Fixe os vasos ou os recipientes na estrutura: use arames, cordas, ganchos, fitas, etc., para fixar os vasos ou os recipientes na estrutura, de forma que fiquem bem presos e seguros. Deixe um espaço entre os vasos ou os recipientes, para que as plantas possam crescer e se desenvolver. Você pode organizar os vasos ou os recipientes de forma simétrica, assimétrica, alternada, etc., de acordo com a sua preferência e criatividade.

Onde montar uma horta vertical

Você pode montar uma horta vertical em qualquer lugar que tenha espaço, luz, ventilação e umidade adequados, como:

horta vertical - varanda

– Varanda: é um ótimo lugar para montar uma horta vertical, pois geralmente recebe bastante sol, tem uma boa ventilação, e não ocupa muito espaço. Você pode montar a sua horta vertical na parede, na grade, no parapeito, etc., e cultivar plantas como alface, rúcula, tomate, pimentão, morango, etc.
– Cozinha: é outro lugar ideal para montar uma horta vertical, pois fica perto do local onde você prepara os alimentos, tem uma boa iluminação, e tem uma fácil irrigação. Você pode montar a sua horta vertical na parede, no armário, na janela, etc., e cultivar plantas como salsa, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim, etc.
– Sala: é um lugar que pode ser usado para montar uma horta vertical, pois costuma ter uma boa luminosidade, uma boa circulação, e um bom espaço. Você pode montar a sua horta vertical na parede, no painel, na estante, etc., e cultivar plantas como samambaia, jiboia, suculenta, cacto, etc.
– Quarto: é um lugar que também pode ser aproveitado para montar uma horta vertical, pois pode ter uma boa iluminação, uma boa temperatura, e um bom aconchego. Você pode montar a sua horta vertical na parede, na cabeceira, na janela, etc., e cultivar plantas como lavanda, camomila, hortelã, erva-cidreira, etc.

O que plantar em uma horta vertical

Você pode plantar em uma horta vertical diversas plantas, como:

– Hortaliças: são plantas que são usadas como alimento, e que podem ser folhosas, como alface, rúcula, espinafre, couve, etc., ou frutíferas, como tomate, pimentão, berinjela, pepino, etc. As hortaliças precisam de bastante sol, água e adubo, e podem ser colhidas em poucas semanas.
– Ervas: são plantas que são usadas como tempero, e que têm um aroma e um sabor característicos, como salsa, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim, etc. As ervas precisam de bastante sol, água e adubo, e podem ser colhidas a qualquer momento.
– Flores: são plantas que são usadas como ornamentação, e que têm uma forma e uma cor variadas, como petúnia, begônia, gerânio, violeta, etc. As flores precisam de bastante sol, água e adubo, e podem florescer em diferentes épocas do ano.
– Suculentas: são plantas que são usadas como decoração, e que têm uma capacidade de armazenar água nas folhas, nos caules ou nas raízes, como cacto, echeveria, sedum, etc. As suculentas precisam de pouco sol, pouca água e pouco adubo, e podem sobreviver em condições adversas.

horta vertical suculentas

A horta vertical é uma forma de cultivar plantas em espaços reduzidos, usando estruturas verticais, como paredes, painéis, treliças, etc. A horta vertical pode ser montada na varanda, na cozinha, na sala, no quarto, ou em qualquer outro lugar que tenha luz, ventilação e umidade adequados. A horta vertical pode ter diversas plantas, como hortaliças, ervas, flores, suculentas, etc.

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma horta vertical, onde montar e o que plantar, seguindo algumas dicas simples e práticas para ter uma horta bonita, funcional e produtiva. Você viu que é possível ter uma horta em casa, sem precisar de muito espaço, dinheiro ou trabalho.